
Faça deste mundo, um mundo melhor, começe por reciclar seus pensamentos.

O medicamento é analisado para saber se esta em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

É criada uma ficha de controle com os dados do medicamento ( Nome do Medicamento ) e do doador (Seu código) e também constam nesta ficha os dados para quem foi doado(se já é ou não cadastrado, assinatura, código e data em que o medicamento foi entregue). E esta ficha ficará dentro das embalagens para o preenchimento no momento da doação.

A caixa do medicamento é desmontada para o aproveitamento das partes onde contém as informações como o nome e a data de validade, para a comprovação de que o medicamento é realmente doado.

A bula se estiver em boas condições é aproveitada caso contrário é descartada e substituída por uma nova, impressa do nosso banco de dados.

O restante das caixas dos medicamentos doados como também as bulas que não foram utilizadas serão reciclados e transformados em papel reciclado para a produção de novas embalagens, contribuindo para manter o meio ambiente mais limpo com menos produção de lixo e evitar a derrubada de novas árvores para produção de papel.

É montada a nova caixa do medicamento com papel reciclado, etiquetado com logotipo da ONG Farmacêutica, e colada uma tarja com o nome do princípio ativo, data de validade, e carimbado pelo Farmacêutico atestando que o medicamento está pronto para doação.

A ONG Farmacêutica visando complementar o trabalho acima mencionado desenvolveu uma Lixeira onde a população pode descartar o medicamento vencido, onde este medicamento posteriormente é recolhido por empresas credenciadas pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para destinação final sem o perigo de contaminação do meio ambiente. Esta lixeira em especial é dividida em dois compartimentos onde um se destina aos medicamentos e outro é destinado ao recolhimento das caixas de papel e papelão e bulas, onde este material será reciclado.
Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
Ao longo da existência humana, muitos dos recursos naturais foram sendo degradados. Isso ocorreu por meio da queima de combustíveis fósseis; descarte de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas, entre outros.
O resultado disso é o aquecimento global; alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água; entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.
Desde a década de 1960, o impacto ambiental passou a ter mais importância para ambientalistas e organizações internacionais. Nos anos de 1970, a ONU também passou a desenvolver conferências e estabelecer metas para os países membros com relação à preservação do meio ambiente.
Esses objetivos devem ser cumpridos de forma sustentável. Assim sendo, pesquisadores de áreas como Biologia, Biotecnologia, Química, Geografia, Engenharia, Arquitetura e Tecnologia têm desenvolvido e pesquisado soluções para a preservação ambiental.
Faça a sua parte, ajude na preservação do meio ambiente. A vida agradece.