B83 Utilização

Seja para uso contínuo, seja para casos de emergência, a maioria dos brasileiros tem uma “farmacinha” em casa, não é mesmo? O problema é que nem sempre o armazenamento de medicamentos é feito da maneira correta, o que pode colocar em risco a eficácia do produto e a saúde de quem o utiliza.

Para não cometer esse tipo de erro, neste artigo vamos falar sobre a forma certa de guardar os remédios em casa, explicar o que é partir ou dividir um medicamento e se essa prática representa algum risco para a saúde do paciente. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, leia até o final!

Como fazer o armazenamento de medicamentos?

Quem guarda medicamentos em casa, em grande parte das vezes, opta por deixá-los na cozinha ou no banheiro em virtude da facilidade de acesso.

No entanto, esses lugares não oferecem as condições necessárias para que o medicamento não sofra nenhuma alteração nem perca o princípio ativo. Mas como fazer o armazenamento de medicamentos? Veja algumas dicas a seguir:

Não guarde na cozinha ou no banheiro

Como adiantamos, esses locais não são ideais para guardar medicações, pois a maioria dos produtos deve ficar longe de calor e umidade. Assim, como a cozinha pode ser muito quente devido à presença do fogão e o banheiro, úmido, armazenar os remédios nesses locais pode causar alterações físico-químicas que comprometem o tratamento.

Opte por locais secos e altos

Uma alternativa para o armazenamento é preferir armários localizados em outros pontos da casa, como quarto ou sala de jantar, por exemplo. Além disso, deve-se priorizar compartimentos que estejam fora do alcance de crianças, mas que, ao mesmo tempo, sejam acessíveis a idosos ou pessoas com pouca mobilidade.

Siga as orientações contidas na embalagem original

A melhor forma de fazer o armazenamento de medicamentos é mantê-los na embalagem original. Com isso, é possível evitar confusões entre os diversos tipos de remédios, o que também é um fator de risco.

Além do mais, nas caixas e embalagens originais há orientações adequadas para o armazenamento de cada tipo de remédio. Isso é importante, pois, além do calor e da umidade, alguns devem ficar longe da luz excessiva ou mesmo ser armazenados na geladeira ou freezer.

Dividir ou triturar medicamentos é seguro?

Agora que você já sabe algumas medidas para armazenamento de medicamentos, vamos falar de uma prática comum, mas que nem sempre é a mais segura: o fracionamento de comprimidos ou a sua trituração.

Algumas pessoas optam por dividir um comprimido ao meio para tomar uma dose menor, seja por orientação médica, seja pelo medo dos efeitos da medicação. O problema disso é que nem sempre a divisão é feita da maneira correta, o que faz com que o corpo não absorva a quantidade ideal do composto.

Outro risco é o armazenamento dessa metade em condições inapropriadas que podem invalidar o seu princípio ativo — esse processo pode ser ainda mais rápido fora da embalagem. Os únicos comprimidos que devem ser divididos são aqueles que têm uma linha central.

Outra prática inapropriada é triturar os comprimidos ou retirar o pó de dentro das cápsulas para facilitar a ingestão, sobretudo em idosos e crianças. Isso faz com que o medicamento sofra uma absorção diferente da recomendada para o organismo, o que pode prejudicar o tratamento.

É muito importante seguir corretamente as recomendações de armazenamento de medicamentos para garantir que eles tenham o efeito esperado e o tratamento seja feito com sucesso.

Se você quer saber mais dicas importantes sobre saúde, precisa conhecer os cuidados que se deve ter com os fármacos e o modo correto de utilização veja abaixo.

Cuidados

subir      Comprimidos, Cápsulas, Drágeas, Pós Orais

Os comprimidos, cápsulas e drágeas são geralmente tomados com um copo cheio de água.As drágeas não devem ser partidas, nem as cápsulas devem ser abertas.Apresentações em forma de pó oral devem ser preparadas antes de ser ingeridas. O pó não deve ser colocado diretamente na boca.

subir    Pomadas e Cremes Vaginais

1. ler as instruções de uso que acompanham a embalagem do produto.
 
2. encher o aplicador com a medicação.
 
3. deitar na cama, de barriga para cima, mantendo os joelhos dobrados e as plantas dos pés apoiadas na cama.
 
4. segurar o aplicador horizontalmente e introduzi-lo na vagina, tão profundamente quanto possível (mas que não fique desconfortável), sem fazer força.
 
5. empurrar o êmbolo do aplicador até o fim, para que todo o produto contido no mesmo passe para a vagina.

subir Suspensão Oral   

1.sacudir bem o frasco do medicamento (uma vez que o produto contém partículas que se depositam no fundo da embalagem).
 
2. usar uma colher-medida de plástico, própria para esse tipo de medicamento e que geralmente acompanha a embalagem do produto (alguns deles vêm com 1 copinho medida, ao invés de colher).
 
3. colocar o medicamento na colher (ou no copinho), observando a quantidade recomendada: 2,5 ml, 5 ml, 7,5 ml,10 ml, etc.
 
4. tomar a medicação, ingerindo logo após um copo de água. Outros tipos de bebida (sucos, refrigerantes, etc.) nem sempre podem ser tomados após a medicação.

subir    Gotas e Sprays Nasais Gotas Nasais

1. assoar o nariz e enxugá-lo com um lenço.
 
2. sentar e encher o conta-gotas com o medicamento.
 
3. inclinar a cabeça para trás e colocar, nas narinas, o número de gotas prescritos pelo profissional, procurando não encostar o aplicador dentro do nariz.
 
4. continuar com a cabeca inclinada para trás durante alguns segundos.
 
5. voltar à posição normal, inspirando profundamente por 2 a 3 vezes.

subir    Comprimidos Sublinguais

1. colocar o comprimido embaixo da língua e fechar a boca.
 
2. procurar reter a saliva na boca, sem engolir, até que o comprimido se dissolva completamente. Se após alguns minutos o paciente sentir um gosto amargo, é sinal de que o comprimido ainda não foi completamente absorvido e de que deve permanecer retendo a saliva por mais algum tempo.
 
3. após a completa dissolução do medicamento, engolir a saliva e só então beber água.
 
4. não fumar, comer ou chupar balas enquanto a medicação estiver sendo dissolvida.

subir    Sprays Nasais

1. assoar o nariz e enxugá-lo com um lenço.
 
2. manter a cabeça na posição vertical, sem incliná-la para trás.
 
3. retirar a tampa do frasco e colocar o aplicador na narina, procurando não encostá-lo nas paredes do nariz.
 
4. simultaneamente, apertar o spray (o número de vezes indicado pelo profissional) e aspirar.
 
5. manter o dedo apertando o spray até retirar o frasco do nariz (para evitar que as bactérias e o muco do nariz penetrem eventualmente no  frasco).
 
6. repetir a operação na outra narina.
 
7. após a aplicação, inspirar profundamente por 2 a 3 vezes.
 
8. tampar o frasco do produto.
 
Importante:
 
Não usar as gotas nasais ou o spray por mais de 2 ou 3 dias. No caso da prescrição ser por mais tempo, não utilizar o conteúdo do mesmo frasco (gotas ou spray) por mais de 1 semana, pois as bactérias do nariz contaminam facilmente o produto. Comprar nova embalagem.Nunca utilizar medicação que tenha sido usada por outra pessoa, nem guardar a sua própria, se sobrar, para uso posterior.

subir    Sprays Para Garganta

1. abrir bem a boca e apertar o spray, procurando atingir toda a parede da garganta.
 
2. fechar a boca e procurar não engolir a saliva durante 1 ou 2 minutos.
 
3. só beber água, ou outro líquido, após um bom tempo. Quanto mais a medicação permanecer em contato com a garganta, melhor será o seu efeito.
 
Importante:
 
Engolir saliva, com o medicamento, não causa nenhum problema ao paciente.Caso a medicação cause enjôo ou algum problema de estômago, o paciente pode cuspir a saliva impregnada pela medicação, ao invés de engoli-la.

subir    Colírios e Pomadas Oftálmicas

1. lavar as mãos.
 
2. deitar (ou sentar, colocando a cabeça bem inclinada para trás).
 
3. puxar a pálpebra inferior para baixo, usando o dedo indicador.
 
4. pingar o colírio (ou colocar a pomada oftálmica) sem encostar o aplicador nos olhos, usando as quantidades recomendadas pelo profissional.
 
5. fechar os olhos devagar. Tentar não ficar piscando.
 
6 a. após pingar o colírio e fechar os olhos, colocar o indicador de cada mão no canto dos olhos que fica próximo ao nariz, fazendo uma ligeira pressão, durante 1 a 2 minutos. Esse procedimento evita que o medicamento escorra para os canais que comunicam os olhos com o nariz e a garganta, tornando a medicação mais efetiva e impedindo que ela seja absorvida pelo organismo, o que poderia aumentar os riscos de efeitos adversos.
 
6 b. após colocar a pomada e fechar os olhos, movimentar o globo ocular em círculos, ou de um lado para o outro, a fim de espalhar bem o produto por toda a sua superfície.
 
7. limpar a área externa dos olhos com um lenço ou um pedaço de gaze, caso o produto tenha extravasado.
 
8. lavar as mãos para remover possíveis resíduos do produto.
 
Observações:
 
a) antes de aplicar os produtos, checar os prazos de validade dos mesmos. Nunca utilizar medicamentos com prazos de validade vencidos; verificar se o colírio não apresenta partículas em suspensão e se a cor do mesmo não está alterada.
 
b) quando dois ou mais produtos são receitados para os olhos, fazer um intervalo de pelo menos 5 minutos entre a aplicação de cada um deles. Não aplicar simultaneamente os diferentes produtos.
 
c) se a aplicação do colírio com os olhos abertos (como descrito acima) for difícil, principalmente em crianças ou pacientes que tenham forte reflexo de piscar os olhos, o produto pode ser aplicado com os olhos fechados. Nesse caso o paciente deve deitar, fechar os olhos e pingar o colírio no canto interno do olho, abrindo-o em seguida, para que o produto penetre no saco conjuntival por ação da gravidade. Utilizar o mesmo procedimento para o outro olho.
 
d) no caso do paciente ter que utilizar colírio e pomada oftálmica num mesmo tratamento, pingar primeiro o colírio e, após 5 minutos, fazer uso da pomada. Nunca inverter a ordem, uma vez que a pomada adere à superfície ocular, promovendo uma barreira que impediria o contato do colírio com a área a ser tratada.
 
e) manter os frascos de colírio e as bisnagas de pomada sempre bem fechados.

subir    Supositório

1. lavar bem as mãos.
 
2. deitar de lado na cama, voltando-se para o lado esquerdo, dobrando o joelho direito, mantendo a perna direita flexionada e a esquerda estirada.
 
3. retirar o supositório da embalagem e colocá-lo no ânus, empurrando-o mais profundamente possível.
 
4. permanecer deitado por mais alguns minutos, após a colocação do supositório, procurando retê-lo no intestino por, pelo menos, uma hora.
 
Importante:
 
Alguns supositórios vêm com a recomendação de serem guardados na geladeira. Nesses casos, manter o produto em local de difícil acesso às crianças e bem embalados.O ideal é guardar o produto em local seguro fora da geladeira e longe do calor.No momento de usar, se o produto estiver com uma consistência mole, colocá-lo por alguns minutos no congelador ou dentro de um copo com água bem gelada (sem retirá-lo da embalagem), até que adquira novamente uma consistência firme.

subir    Gotas no Ouvido (Produtos Otológicos)

1. lavar as mãos.
 
2. sentar e inclinar a cabeça para o lado – ou deitar – deixando o ouvido afetado para cima.
 
3. segurar o lóbulo da orelha (a ponta da orelha) e puxá-lo delicadamente para cima e para trás (em adultos), a fim de permitir que o produto chegue mais facilmente ao canal auditivo. Em crianças o lóbulo da orelha deve ser puxado para baixo e para trás.
 
4. encher o aplicador e pingar o número de gotas prescrito pelo profissional, tomando o cuidado para não encostar o aplicador no conduto auditivo, pois ele seria facilmente contaminado.
 
5. permanecer segurando o lóbulo da orelha, na posição acima indicada, durante alguns segundos.
 
6. fazer uma bolinha de algodão e colocá-la no ouvido, para evitar que o medicamento escorra para fora do mesmo.
 
7. fechar bem a embalagem do produto.
 
Importante:
 
antes de usar o produto ele pode ser aquecido, esfregando o frasco com as palmas das mãos, até atingir a temperatura do corpo.
 
Não colocar o frasco do produto em “banho-maria”, ou na água quente, pois a alta temperatura pode alterar as propriedades da medicação e causar queimaduras ao ser aplicada.

subir  Óvulos, Cápsulas, Comprimidos Vaginais

1. lavar bem as mãos.
 
2. remover a embalagem do produto.
 
3. colocar o mesmo no aplicador.
 
4. deitar na cama, de barriga para cima, com os joelhos dobrados e as plantas dos pés apoiadas na cama.
 
5. segurar o aplicador horizontalmente e introduzi-lo na vagina, tão profundamente quanto possível (mas que não fique desconfortável), sem fazer fazer força.
 
6. empurrar o êmbolo do aplicador lentamente, deixando o produto cair na vagina.

subir    Sprays ou Aerossóis Para a Pele

1. agitar bem a embalagem do produto, antes da aplicação (a não ser que, na embalagem, seja dito o contrário).
 
2. segurar a embalagem a 12 ou 15 cm de distância do local lesionado.
 
3. apertar a válvula do spray (ou o liberador do aerossol) por alguns segundos e logo soltá-los.
 
Importante:
 
nunca usar esse tipo de medicação na pele do rosto ou perto dos olhos, pois o contato com as mucosas ou com os olhos, é muito doloroso e causa danos à vista.
 
Sprays e aerossóis, em contato com a pele, provocam uma sensação gelada, que desagrada alguns pacientes, mas que não é prejudicial à lesão.

subir    Supositórios Vaginais

1. lavar bem as mãos.
 
2. remover a embalagem do produto.
 
3. colocar o mesmo no aplicador.
 
4. deitar na cama, de barriga para cima, com os joelhos dobrados e as plantas dos pés apoiadas na cama.
 
5. segurar o aplicador horizontalmente e introduzi-lo na vagina, tão profundamente quanto possível (mas que não fique desconfortável), sem fazer fazer força.
 
6. empurrar o êmbolo do aplicador lentamente, deixando o produto cair na vagina.

subir  Pomadas e Cremes Para a Pele

1. lavar as mãos e a região onde o produto vai ser aplicado, secando-as bem.
 
2. colocar a quantidade prescrita de pomada ou creme.
 
3. fazer uma massagem delicada na pele, até o completo desaparecimento da medicação (no caso dos cremes) ou até que o produto tenha sido bem espalhado sobre a superfície da pele a ser tratada (pomadas não desaparecem, deixando o local engordurado).
 
Importante:
 
Na maioria dos casos não se deve colocar curativos ou bandagens, sobre a região tratada.Quando recomendado pelo profissional, pode-se usar uma folha de filme plástico transparente (o mesmo usado para embrulhar alimentos) sobre a região tratada, até o produto ser absorvido pela pele. Não deixar o filme plástico por mais tempo do que o recomendado.Jamais usar filmes plásticos sobre lesões úmidas que minem líquidos, como acontece com as feridas.O uso prolongado pode causar exagerada absorção do produto, o que poderia levar a reações indesejáveis.Cremes são produtos não-oleosos, que não mancham as roupas. Devem ser preferidos para uso no couro cabeludo, em outras áreas da pele que apresentem pêlos ou em lesões úmidas.
 
Pomadas devem ser escolhidas para locais onde a pele estiver seca, íntegra.
 
Cremes e pomadas, quando utilizados corretamente, exercem apenas efeitos benéficos no local da lesão a ser tratada. O uso em quantidades maiores do que as prescritas – ou por período de tempo prolongado – pode causar reações indesejáveis no organismo do paciente.

CNPJ  N° : 08.430.036/0001-17

Insc. Estadual N° : 79.547.085 

 

Contato: ong_farmaceutica@hotmail.com

Dúvida: duvidas@ongfarmaceutica.com.br

 

®  2013    ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL FARMACÊUTICA – ONGF      Todos os direitos reservados.